HIDROPONIA

 

     O conhecimento de povos antigos acerca da nutrição vegetal levou à conclusão de que os vegetais são capazes de se desenvolver ainda que não sejam plantados no solo. Para isso, basta que suas raízes sejam mergulhadas numa solução aquosa que contenha todos os nutrientes de que necessitam. A essa técnica de produção de vegetais dá-se o nome de hidroponia (do grego, hidro, água, ponos, trabalho, obra).

 

     No Brasil, o cultivo hidropônico estende-se de norte a sul, tanto em sistemas rústicos (estruturas construídas com bambu e eucalipto) quanto sistemas sofisticados (com estruturas de alumínio, dosadores de nutrientes e computadores).  A utilização de um sistema hidropônico pode trazer grandes vantagens: a ocorrência de pragas e doenças sofre uma redução significativa, uma melhor qualidade de produção, redução da mão de obra, diminuição do tempo de cultivo e do uso de agrotóxicos, aproveitamento correto de água e nutrientes pelos vegetais, maior tempo de prateleira dos alimentos,etc.

Terras improdutivas podem ser aproveitadas e qualquer pequena área torna-se um espaço produtivo.

 

     As soluções hidropônicas são compostas, basicamente, de água pura e de minerais dissolvidos, estabelecendo-se a quantidade de nutrientes dos quais dependem cada espécie cultivada. São preparadas com sais fertilizantes solúveis em água. Para que essas soluções sejam eficientes devem ser submetidas a condições adequadas. Na hidroponia,  periodicamente é feito um monitoramento de pH e os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade de cada  cultivo, fazendo com que as plantas recebam durante todo seu ciclo de crescimento  as quantidades ideais de nutrientes.

 

     Por outro lado, os custos para a implantação deste tipo de sistema depende da construção de estufas, instalação de sistemas hidráulicos e elétricos, mesas e outros aparelhos que, além de serem de alto custo, necessitam de manutenção mais frequente.

Entre os países que empregam a técnica de hidroponia merecem destaque Japão, Estados Unidos e Israel. O Japão, por ser um país de pequeno território e de condições climáticas desfavoráveis (com invernos intensos), necessita de sistemas alternativos de produção, como é o caso da hidroponia. Israel produz flores e hortaliças em escala comercial por meio de sistemas hidropônicos. Nos Estados Unidos, além do cultivo de alimentos para o consumo da população, a hidroponia também é aplicada às pesquisas da NASA, uma vez que se trata de uma das poucas alternativas de produção de alimentos no espaço. No Brasil, a hidroponia vem conquistando seu lugar, através desta técnica, produz-se aqui, principalmente, alface, tomate e flores ornamentais.

Vantagens da Hidroponia

 

. As plantas são mais saudáveis, pois crescem em ambiente controlado procurando atender as exigências da cultura.

 

. Segundo alguns estudos,na hidroponia não há desperdício de água e nutrientes. A economia de água em relação ao solo é de cerca de 70%.
 

. Todo produto hidropônico é vendido embalado, não entrando em contato direto com as mãos, caixas, caminhões, etc..

 

. Pela embalagem o consumidor pode identificar: marca, cidade da produção, nome do produtor ou responsável técnico, características do produto e telefone de contato.

 

. Os produtos hidropônicos possuem uma maior durabilidade, pois permanecem com a raiz. Quando bem armazenados, chegam a durar 7 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como Trabalha o Produtor

 

 O produtor de hidropônicos trabalha com:

 

· Maior controle e higiene na plantação.
 
· A produção se faz durante todo o ano por ser um cultivo protegido

 

. Quando a solução nutritiva perde seu valor para o uso na hidroponia, nós temos a preocupação com o meio ambiente e a reutilizamos em grandes tanques; aguamos nosso pomar e utilizamos na cultura da pimenta que neste caso o cultivo é semi-hidropônico.

 

. Entre tantas vantagens da hidroponia, quando comparado ao sistema tradicional de cultivo no solo, é a questão da mão-de-obra. Pela comodidade e simplicidade das bancadas, o trabalho é mais leve e mais limpo pela facilidade de manuseio e pela uniformidade das plantas. Sendo assim,  a ergonomia (saúde do trabalhador) é muito melhor.


 

 

 

© 2014 por Hidroponico Calderaro.